Oração Lakota (Sioux)

Oração Lakota (Sioux)

Wakan Tanka, Grande Mistério
Ensina-me a confiar
Em meu coração,
Em minha mente,
Em minha intuição,
Em minha sabedoria interna,
Nos sentidos do meu corpo,
Nas bençãos do meu Espírito,
Ensina-me a confiar nessas coisas
Para que eu possa entrar no meu Espaço Sagrado
E amar muito além do medo
E assim caminhar na beleza
Com o passo do glorioso Sol

Amigos do Blog Xamãs na Umbanda

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Mudras e Mantras na Umbanda



Os trabalhos se iniciam, após a defumação, os preceitos e os cantos rituais o dirigente faz a saudação: “Salve os Caboclos!”, os médiuns respondem: “Okê Caboclo!”. Neste momento a curimba inicia o ponto de chamada para que o Caboclo do dirigente se manifeste, e após alguns instantes eis que o caboclo se manifesta! Ele chega com os dedos de ambas as mãos com o polegar e o indicador em riste, e dá um salto para frente para em seguida ajoelhado no solo soltar o seu brando: “-Yeeeeeeeeeeeeeê..!!!”No parágrafo acima descrevemos um trabalho normal que se inicia com as linhas de caboclos. É muito comum nós vermos os caboclos e outros guias quando manifestados em seus médiuns fazerem determinadas “posições” com as mãos, fato este que faz surgir uma dúvida coletiva tanto na consulência quanto nos médiuns que não estão incorporados e muitas vezes até mesmo nos médiuns incorporados, que não entendem o porque de suas entidades espirituais fazerem tais gestos.

Como sabemos Deus está presente no todo de forma Onipresente e Onisciente e todas as religiões apesar de terem algumas diferenças no fim cultuam o mesmo Deus que nos mostra as suas qualidades através de suas humanizações que denominamos Divindades ou até mesmo Deuses. Vamos até os nossos irmãos Orientais que em suas diversas religiões tem algo em comum: “Os Mudras!”.

Eles definem os Mudras como posturas feitas com as mãos para despertar, canalizar, e circundar energias positivas e benéficas que harmonizam, despertam e ativam os centros energéticos do nosso corpo. Existem diversos Mudras e cada um deles ativam determinadas energias. São comuns em suas práticas tais como no ioga, meditação e até em suas danças. O mais interessante é que os Mudras tem como complemento os Mantras, que seriam verbalizações em tons, melodias, ritmos e cadências específicas do que seriam umas espécies de orações.

Agora a dúvida: “-Será que os caboclos, pretos velhos, e outras entidades que se manifestam na religião de Umbanda não sabem disso? E Será que o brando que os caboclos soltam, são apenas gritos?” Nós lhes respondemos: “-Não!”

Os guias sabem o que fazem, e acreditem, nenhum movimento deles é “a toa” ou sem uma função que desprenda energias benéficas para os seus médiuns, para as pessoas ao redor ou até mesmo para o ambiente onde os mesmos se encontram incorporados em seus médiuns. Por isso que o atabaque é essencial na parte ritualística da religião de Umbanda, sabemos que existem diversos ritmos e que cada um desses ritmos desprende uma energia que tem forma, cadencia, etc. Bom, mais não comentaremos sobre os Sagrados Sons da Umbanda pois preferimos deixar esta parte para que realmente entende do assunto. Mas tenham certeza que os guias sabem bem o que fazem e nada é por acaso, até mesmo o estalar dos dedos tem um significado, pois saibam que os dedos mais utilizados no estalar (indicador, polegar e médio), são considerados os que possuem os chakras mais ativos sendo que todos os dedos possuem chakras em suas pontas. Bem poderíamos comentar sobre os chakras também, mas deixemos para uma próxima oportunidade, pois o assunto merece um cuidado especial.
Abraço a Todos!



Fonte:http://temploespiritual.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...